sábado, 24 de setembro de 2022

Brucutu (RGE) - 1960


Criado pelo cartunista e cartógrafo Vincent T. Hamlin e publicado pela primeira vez em dezembro de 1932, “Brucutu” (Alley Oop) é considerado o primeiro personagem pré-histórico dos quadrinhos. Suas histórias – repletas de ação, ficção científica e bom humor – ficaram conhecidas pela maneira como satirizavam o cotidiano da vida suburbana.

A publicação apresentava ao público as aventuras de Brucutu, um forte habitante do reino pré-histórico de Mu, que tinha o dinossauro Dinny como bicho de estimação, além de um inseparável martelo de pedra. Nos primeiros anos da tirinha, Brucutu se colocava à frente das encrencas entre Mu e seu maior rival, o reino de Lem, quase sempre ao lado de Foozy, seu amigo troglodita, e de Ulla, sua namorada. Porém, com a entrada do cientista Elbert Wonmug e sua máquina do tempo nos roteiros das histórias, Brucutu passou a enfrentar toda a sorte de situações em diferentes períodos da história.

“Brucutu” foi publicado por seu criador durante 40 anos em vários periódicos norte-americanos e através da sua própria revista. Com a aposentadoria de Vincent T. Hamlin em 1971, o personagem continuou sendo produzido por seu assistente e sucessor, Dave Graue, por mais 30 anos. O cartoon obteve grande êxito também no Brasil, chegando ao grande público através da Editora Saber, Rio Gráfica e, marcadamente, como tirinha do jornal “O Globo” (Fonte: Rádio Vintage).

Faça download das revistas Brucutu (RGE) nºs 1 e 2 dos bimestres novembro/dezembro e dezembro/janeiro de 1960. Links abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário